Close
Type at least 1 character to search

Merece

Merece: Tudo o que precisa saber para a sua empresa

Todos os anos são emitidos milhões de cartões bancários e não bancários que quando deixam de nos ser úteis acabam no lixo.

Estes cartões, devido aos seus componentes eletrónicos, não podem ser colocados no ecoponto amarelo, nem devem ser depositados no lixo comum. Por isso a Contisystems, sendo um dos maiores fornecedores de cartões a nível nacional, sentiu a necessidade de encontrar um destino para estes resíduos.

Assim nasceu o Merece, Movimento Empresarial para a Recolha de Cartões com Componentes Eletrónicos.

Queremos juntar o maior número possível de empresas emissoras de cartões para garantir um tratamento ecologicamente responsável dos cartões que já não têm utilidade. Para isso, asseguramos o encaminhamento desses cartões para reciclagem, dando-lhes uma nova vida transformando-os em mobiliário urbano. Adicionalmente, compensamos a pegada de carbono dos cartões recolhidos com a plantação de árvores. Por cada kg de cartões recolhidos, plantaremos uma árvore.

Para garantir que tem toda a informação que necessita sobre este movimento preparámos-lhe um resumos dos aspetos mais importantes a reter sobre o Merece.

Como podem ser recolhidos os cartões inutilizados?

No momento da adesão, os membros do Merece, escolhem um ou vários métodos de recolha dos seus cartões. Cabe às entidades informar os seus clientes de como deverão proceder na entregar os seus cartões para reciclagem.

Até ao momento o Merece tem disponíveis 3 métodos de recolha dos cartões:

Caixas de recolha

Os cartões podem ser recolhidos através de caixas Merece desenvolvidas para o efeito.

As entidades aderentes poderão colocar estas caixas em pontos estratégicos (balcões de atendimento, caixas registadoras, etc.) para que os clientes depositem os seus cartões antigos.

Caixa automática (ATM)

Este método está apenas disponível para entidades bancárias.

Os utilizadores dos cartões dos bancos aderentes poderão colocar o seu cartão caducado na máquina ATM, deixando-o ficar retido. O cartão é depois recolhido por uma entidade competente que faz a separação dos cartões retidos nas máquinas. Estes são depois entregues à Contisystems e encaminhados para reciclagem.

Envio por correio

O terceiro e último método de recolha que temos disponível é o envio dos cartões inutilizados por correio.

Junto com o cartão novo, as entidades aderentes poderão enviar também envelope RSF. Nesse envelope os clientes poderão colocar os seus cartões inutilizados. Esses envelopes são entregues na Contisystems.

Como é feita a reciclagem dos cartões?

Na Contisystems trituramos todos os cartões recolhidos pelos membros do Merece, tornando-os irreconhecíveis e transformando-os naquilo a que chamamos de estilha.

Essa estilha é depois entregue na Extruplás no Seixal, que por sua vez mistura a estilha destes cartões com estilha de plásticos de outras fontes que também não podem ser reciclados através dos métodos tradicionais. Esse plástico sofre depois um processo de extrusão que o transforma em materiais de construção que serão utilizados no fabrico de mobiliário urbano.

Como é feita a compensação de CO2 gerado pela produção dos cartões recolhidos?

A produção de cada cartão gera cerca de 150gr de CO2 e cada cartão pesa aproximadamente 6gr. As contas são simples. Cada kg de cartões representa uma pegada de CO2 de 25kg.

Para garantir que a pegada de carbono dos cartões é compensada, por cada kg de cartões recolhido fazemos a plantação de uma árvore e garantimos a sua manutenção por 5 anos. Em 5 anos uma  árvore absorve cerca de 25kg de CO2. Desta forma compensamos a pegada de carbono destes cartões.

Estas plantações estão inseridas em iniciativas de voluntariado e de projetos ambientais em áreas protegidas geridas pela Associação Plantar uma Árvore.

Pode saber mais sobre a nossa compensação da pegada de carbono na nossa página Planeta Merece.

Quem pode fazer parte do Merece?

Todas as empresas, pequenas, médias ou grandes, poderão fazer parte deste movimento. Damos alguns exemplos:

Entidades bancárias

É indiscutível a importância dos cartões das entidades bancárias. Ao lidarem diariamente com grandes volumes de cartões, com um tempo de vida útil relativamente curto, o Merece torna-se particularmente relevante para estas entidades.

Gasolineiras

Cartões fruto de parcerias com cadeias de retalho, cartões de acumulação de pontos ou mesmo cartões de frota. As gasolineiras são também grandes geradores de cartões que queremos muito englobar no nosso movimento.

Hipermercados

Com a vulgarização dos cartões de fidelização, os hipermercados tornaram-se entidades emissoras de um generoso volume de cartões. Fazendo parte do Merece, estas entidades poderão garantir a sustentabilidade deste sistema de fidelização dando aos seus clientes a possibilidade de reciclar os seus cartões antigos.

Qualquer empresa que utilize cartões de acesso ou de fidelização

Hoje em dia, muitas empresas recorrem a cartões eletrónicos para programas de fidelização ou para fazer o seu controlo de acessos. Estes são cartões com alguma rotatividade, ou porque avariam, ou porque caducam ou porque simplesmente se perdem no fundo de uma gaveta.

Todos esses cartões podem ser reciclados. Mesmo empresas que utilizem um número reduzido de cartões, com pouca rotatividade, podem beneficiar do Merece.

Conheça os nossos membros em Merece Saber.

Estas são as questões que consideramos mais importante esclarecer. Se tiver mais dúvidas sobre o Merece não hesite em contactar-nos nas nossas redes sociais ou por e-mail.

Se quiser fazer parte deste movimento clique aqui.