
Conheça o nosso parceiro: Plantar uma Árvore
A Associação Plantar uma Árvore é uma organização ambiental que desenvolve programas de voluntariado. Com o envolvimento da comunidade, trabalha para a recuperação de áreas ecologicamente degradadas através da restituição de bosques nativos. Hoje damos a conhecer este parceiro que contribui para a concretização do Merece.

Como nasceu a associação?
O projeto iniciou-se como um movimento de cidadania, na manhã de 23 de Novembro de 2009, no dia da Floresta Autóctone, com o objetivo de plantar mil árvores, sob o mote “uma pessoa, uma árvore”.
O sucesso desta iniciativa levou à vontade de fazer mais e, em Abril de 2012, o movimento constituiu-se como associação.
Qual é o propósito da Plantar uma Árvore?
A associação implementa programas de voluntariado de curta duração, com a comunidade e instituições públicas e privadas, assim como programas de voluntariado de longa duração nacionais e internacionais, e ações de “volunturismo”.
A Plantar uma Árvore tem como objetivo a recuperação de espaços naturais ecologicamente degradados, promovendo a biodiversidade, restabelecendo as funções ecológicas e restituindo assim a floresta nativa.
O que fez a associação até ao momento?
Até ao momento a Associação Plantar uma Árvore conta com mais de 6.500 voluntários de longa duração inscritos, e teve o envolvimento de mais de 20.000 voluntários de curta duração que contabilizam mais de 65.060 horas de voluntariado.
Até Outubro de 2020 a associação plantou 57.527 árvores, beneficiando 15 áreas florestais.
Qual é o seu contributo no movimento Merece?
A Associação Plantar uma Árvore é uma peça fundamental na concretização de um dos principais objetivos do Merece – compensar a pegada de carbono gerada no fabrico dos cartões de PVC com componentes eletrónicos.
Queremos plantar uma árvore por cada kg de cartões recolhidos, e a Plantar uma Árvore vai-nos auxiliar nesta tarefa.
Com a promoção da biodiversidade como o principal foco desta associação, não só estamos a compensar a pegada de carbono da nossa atividade, como também a contribuir para a restituição das florestas nativas portuguesas.