Close
Type at least 1 character to search

Merece

Apoio institucional do Turismo de Portugal

O Merece conta com o apoio institucional do Turismo de Portugal, que no âmbito da estratégia de sustentabilidade preconizada pelo Plano Turismo + Sustentável 20-23, considera a adesão ao movimento uma boa prática para empresas emissoras de cartões com componentes eletrónicos.

Existem milhões destes cartões em circulação, e parte deles são utilizados no alojamento turístico para gestão do acesso a quartos, por exemplo. Estes cartões não podem ser reciclados como PVC simples, no ecoponto das embalagens, e portanto, são excelentes candidatos para a serem enviados para o Merece.

Os cartões com componentes eletrónicos em fim de vida, para além de, na sua esmagadora maioria, acabarem em aterros, geram uma pegada de aproximadamente 150gr de CO2 cada, o que é um impacto ambiental considerável, se pensarmos na quantidade de cartões que circulam só em hotéis em Portugal.

“Evitar que estas 75 toneladas de resíduos se acumulem em aterros está nas mãos de todos nós: pessoas, empresas, instituições.”

Turismo de Portugal

Com a adesão ao Merece, as entidades a operar no ramo do alojamento turístico em Portugal poderão contribuir para a redução do volume destes resíduos em aterro. Adicionalmente, garantem a compensação do carbono gerado com o seu fabrico, com a plantação de 1 árvore por cada kilo de resíduos recuperado.

Agradecemos o apoio institucional do Turismo de Portugal e contamos com as empresas de alojamento turístico nacionais para tornar cada vez maior o impacto do Merece.

Porque o planeta merece.