
Conheça o nosso parceiro: Quercus
A Quercus é uma Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA) que tem vindo a ocupar, na sociedade portuguesa, um lugar simultaneamente irreverente e construtivo na defesa das múltiplas causas da natureza e do ambiente. Hoje, dedicamos este espaço à Quercus, um dos parceiros de plantação do Merece.
Como nasceu a Quercus?
A Quercus foi fundada a 31 de outubro de 1985 por um grupo de cidadãos que se juntou em torno do mesmo interesse – a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais e a Defesa do Ambiente em geral. A Associação designa-se Quercus por ser essa a designação comum em latim atribuída aos Carvalhos, às Azinheiras e aos Sobreiros, árvores características dos ecossistemas florestais mais evoluídos que cobriam o nosso país.

Qual é o propósito da Quercus?
O seu âmbito de ação abrange diversas áreas temáticas da atualidade ambiental, onde se incluem, além da conservação da natureza e da biodiversidade, a energia, a água, os resíduos, as alterações climáticas, as florestas, o consumo sustentável, a responsabilidade ambiental, entre outras. O espaço que ocupa, atualmente, na defesa das causas da natureza e do ambiente foi progressivamente conquistado através da atenção que presta à realidade atual, sem se afastar dos seus princípios. A Quercus considera essencial atuar sempre numa lógica de denúncia crítica mas com o esforço para a construção de consensos na sociedade portuguesa, sem os quais, segundo a Quercus, nenhum efetivo modelo de desenvolvimento sustentável será possível no nosso país.



Qual é o seu contributo no movimento Merece?
A Quercus juntou-se como parceiro do Merece num momento em que o volume de árvores a plantar impunha que o movimento não dependesse de um só parceiro de plantação. A Quercus será mais um parceiro fundamental na concretização de um dos principais objetivos do Merece – compensar a pegada de carbono gerada no fabrico dos cartões de PVC com componentes eletrónicos.