MERECE
SABER
Origem
Merece é o Movimento Empresarial para a Reciclagem de Cartões com Componentes Eletrónicos e nasceu da vontade da Contisystems fazer mais para minimizar o impacto ambiental da sua atividade.
A Contisystems é uma empresa nacional, com mais de 50 anos de história, que atua no mercado das Soluções de Pagamento há mais 25 anos, em particular no âmbito da personalização de cartões bancários.
Numa lógica de alargamento do seu portfolio de serviços neste âmbito, a Contisystems tem vindo a oferecer aos seus clientes o serviço de tratamento de cartões inutilizados e envio para reciclagem.
Tendo em consideração os seus valores e consciência ambiental, a Contisystems quis fazer mais e por isso lançou este movimento que pretende envolver o maior número possível de entidades do sector, no sentido de incentivar empresas e indivíduos a contribuir para o tratamento ecologicamente responsável dos resíduos de cartões com componentes eletrónicos.

Atividade
O movimento pretende recolher o maior número possível de cartões com componentes eletrónicos que não estejam em uso e garantir o seu encaminhamento para reciclagem.
Após triturados os resíduos, os mesmos são encaminhados para uma empresa que os utilizará para o fabrico de mobiliário urbano.
Adicionalmente, o movimento pretende compensar as emissões de carbono geradas pela produção de cartões com a plantação de árvores.
Por cada quilo de resíduos recolhidos, o Merece plantará uma árvore com garantia da sua manutenção por 5 anos.
resíduos recolhidos
=
árvores plantadas
Membros
participantes
Com o apoio institucional de
A Visa é agora formalmente um parceiro institucional da Merece. Juntos, vamos promover a reciclagem e sustentabilidade dos cartões bancários em Portugal de forma a incentivar empresas e particulares a contribuir para um tratamento ambientalmente mais responsável dos resíduos de cartões com componentes eletrónicos.
Prémios
Em 2022, a candidatura do projeto Merece para o Prémio Nacional de Sustentabilidade foi aprovado na categoria de descarbonização.